FLAMENGO X PEĆAROL: Quartas de libertadores pegando fogo!
- Matheus Rosendo de SĆ”
- 26 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O Peñarol surpreendeu o Flamengo ao vencer por 1 a 0 no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores 2024, em um resultado que fez a imprensa uruguaia reviver a ideia de um novo "Maracanazo", relembrando a famosa vitória do Uruguai sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950. No entanto, a equipe aurinegra ainda precisa concluir o trabalho em Montevidéu, onde o EstÔdio CentenÔrio deve estar lotado, com o Peñarol em busca de uma vaga nas semifinais da competição.

O time carbonero nĆ£o alcanƧa uma semifinal de Libertadores desde 2011, quando foi vice-campeĆ£o, mas Ć© inegĆ”vel que o PeƱarol tem uma das histórias mais tradicionais do torneio, com cinco tĆtulos e cinco vice-campeonatos. Contudo, o desempenho recente da equipe na competição nĆ£o Ć© tĆ£o expressivo, sendo esta apenas a terceira vez que alcanƧa as quartas de final neste sĆ©culo. Apesar disso, o momento atual Ć© positivo, com quatro vitórias consecutivas em todas as competiƧƵes, e sem sofrer gols nos Ćŗltimos trĆŖs jogos.
JĆ” o Flamengo vive uma fase oposta Ć do PeƱarol. AlĆ©m de perder para os uruguaios no MaracanĆ£, o rubro-negro carioca tambĆ©m foi derrotado pelo GrĆŖmio na Ćŗltima rodada da SĆ©rie A, embora tenha utilizado um time alternativo para poupar os titulares. A estratĆ©gia de Tite Ć© focada na classificação para a Libertadores, mas ainda Ć© incerto se darĆ” resultado. O MengĆ£o, que venceu apenas um dos Ćŗltimos cinco jogos (1V, 1E, 3D), estĆ” a 90 minutos de uma possĆvel eliminação continental e carrega um retrospecto desfavorĆ”vel contra equipes uruguaias, com apenas seis vitórias em 17 confrontos, sendo cinco derrotas justamente para o PeƱarol (FLA vs PEĆ: 1V, 1E, 5D).

Entre os jogadores em destaque, o meio-campista Leonardo Fernandez tem sido um dos pilares do PeƱarol nesta Libertadores, com trĆŖs gols e cinco assistĆŖncias, liderando a competição nesse quesito. No Flamengo, a esperanƧa estĆ” no uruguaio De Arrascaeta, que conhece bem o EstĆ”dio CentenĆ”rio, embora ainda nĆ£o tenha contribuĆdo diretamente com gols ou assistĆŖncias nesta edição do torneio.
Penãrol - técnico: Diego Aguirre
Diego Aguirre não terÔ mistério na escalação e apostarÔ na repetição do time que abriu a vantagem no Maracanã. O Peñarol tem todo o plantel à disposição, inclusive os recém-contratados Alan Medina e Rodrigo Pérez.
ProvÔvel escalação: Aguerre, Milans, Méndez, GuzmÔn e Oliveira; Garcia, Darias, Javier Cabrera, Leo FernÔndez, Baez e Silveira.
Quem estÔ fora: DamiÔn SuÔrez (não regularizado) e TomÔs Olase (pancada no joelho).
Flamengo - tƩcnico: Tite
Tite utilizarÔ força mÔxima dentro do que tem à disposição e promoverÔ uma mudança em relação ao primeiro jogo: Léo Ortiz serÔ titular no vaga de Pulgar. Alex Sandro e Plata serão mantidos na equipe.
ProvĆ”vel escalação: Rossi, Varela, FabrĆcio Bruno, LĆ©o Pereira e Alex Sandro; LĆ©o Ortiz, De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Plata e Bruno Henrique.
Quem estĆ” fora: ViƱa (joelho e tĆbia), Cebolinha (tendĆ£o), Pedro (joelho) Michael (coxa) e Luiz AraĆŗjo (joelho).
Pendurados: De la Cruz e Erick Pulgar.
Palpite da casa: Total de gols da partida -2,5 gols
